This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
A incrível explicação de Djokovic sobre a fortaleza mental que cria nos jogos em que está em desvantagem
Falar de Novak Djokovic é falar de excelência quer a nível físico e, principalmente, a nível mental, características que parecem cada vez mais vincadas, nesta fase da sua carreira.
Numa conferência na Sérvia, o número um mundial explicou como é que desenvolveu esta muralha que parece ser letal contra praticamente todos os adversários. A final do Open da Austrália contra Dominic Thiem foi o exemplo mais recente.
“Cada desporto é diferente mas há coisas universais que todos podem fazer. Quando o resultado está contra, quando aumenta o nervosismo e tudo está no lado do rival, tento permanecer no momento atual. Isto é mais difícil de fazer do que dizer. É algo que se consegue com a experiência e com o trabalho”, referiu.
Foi então que Djokovic começou a especificar. “Uma das minhas técnicas é respirar consistentemente. Fecho os olhos e tento acalmar a minha pulsação. É normal que às vezes tenhas alguma explosão, algo que não estou orgulhoso, mas o que importa é como eu recupero. É algo que requer muita dedicação diária. Deve-se criar um hábito. Faço exercício todos os dias e isso ajuda-me a encontrar uma maneira de regressar de situações onde não há saída”, explicou Nole.
Mas como é que Djokovic se consegue acalmar em momentos tão críticos? “Existem técnicas para reduzir o ritmo cardíaco, acalmar a mente e ajudar a concentrar. Por exemplo, a respiração ou a visualização. A ciência demonstrou que quando acreditas numa imagem na tua mente, podes alcançá-la. Tenho muita fé em mim mesmo e nas imagens que projeto. Imagino um membro da minha família, alguém superior que te inspira. Acreditar em Deus ou num poder superior. Tudo isso ajuda a tornar realidade as ambições. Acredito que os anjos nos vigiam e nos oferecem ajuda quando mais precisamos”, concluiu.
- Categorias:
- ATP World Tour