João Fonseca diz que "se inspirou" em Nadal após vitória apertada no Next Gen Finals

João Fonseca diz que “se inspirou” em Nadal após vitória apertada no Next Gen Finals

Por Bruno da Silva - dezembro 20, 2024
fonseca tien_
Corinne Dubreuil/ATP

João Fonseca fechou a fase de grupos do Next Gen Finals com 100% de aproveitamento após uma vitória em cinco tie-breaks contra Jakub Mensik nesta sexta-feira (20).

O brasileiro de 18 anos entrou em quadra já com a primeira colocação do Grupo Azul garantida, mas lutou até o fim e disse que Rafael Nadal, com quem se encontrou mais cedo, o inspirou.

Acho que, em todos os esportes, precisamos pensar no hoje. Eu poderia não ter dado meu 100% porque já estava classificado, mas eu dei o meu melhor. Encontrei com o Nadal hoje, acho que me inspirei nele“, admitiu. “Estava com o Mensik e o Michelsen [na conversa com o Nadal] e ele falou da sua experiência, o que é muita coisa, e também de seu trabalho duro e a mentalidade. Realmente me inspirou“.

Fonseca enfrenta Luca Van Assche (128º) nas semifinais neste sábado (21), não antes de 15h (de Brasília) e espera manter o nível. “Quero jogar como joguei hoje. Muito agressivo e forte mentalmente. Eu conheço o Luca, ele é muito sólido. Será o nosso primeiro encontro e darei o meu melhor“.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.