João Fonseca sem pressão no Next Gen Finals: "Sou a zebra"

João Fonseca sem pressão no Next Gen Finals: “Sou a zebra”

Por Bruno da Silva - dezembro 18, 2024
fonseca jiddah
Corinne Dubreuil/ATP

João Fonseca estreou no Next Gen Finals com a maior vitória em termos de ranking da sua carreira, vencendo Arthur Fils (20º do mundo) em cinco sets nesta quarta-feira (18), pelo Grupo Azul, em Jidá, na Arábia Saudita.

Foi a segunda vitória de Fonseca sobre Fils no ano — a outra foi no Rio Open. Apesar do grande triunfo, o brasileiro mantém os pés no chão. “Eu sou a zebra, não tenho pressão. Sou o mais jovem, com o pior ranking. Eu aproveitei o jogo. Agradeço minha família e os torcedores brasileiros que compareceram. Jogar nesses grandes palcos é bom“, disse Fonseca na entrevista em quadra.

Leia também:

O incrível texto com que Rafael Nadal se despede do tênis
Federer surpreende com visita especial a amigo de longa data no circuito
Draper explica o porquê de ter dado um passo atrás nos planos de treinar com Alcaraz

Fonseca, 18 anos e 145º da ATP, lidera o grupo ao lado de Learner Tien (que surpreendeu Jakub Mensik na estreia). O brasileiro e o americano se enfrentam nesta quinta-feira (19) na reedição da final do US Open júnior de 2023, quando João venceu.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.