This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Brasileiros e jovens talentos disputam a 39ª edição do Bahia Juniors Cup
Neste sábado (9), a partir das 8h, se inicia a 39ª edição do Bahia Juniors Cup, um dos torneios mais tradicionais do juvenil em território nacional e dos que mais revelam talentos brasileiros. O evento, que é realizado no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), vai até o dia 17 e tem entrada gratuita.
Em sua categoria mundial, que contou com João Fonseca sendo campeão recentemente ao conquistar seu primeiro título juvenil, os destaques desta edição vão para Victor Rocha e Nathalia Tourinho, que nasceu em São Paulo, mas é neta de Luis Tarquínio, um dos fundadores do torneio e que já foi presidente do Bahiano de Tênis. A paulista vai disputar a chave de 18 anos pela primeira vez mesmo tendo apenas 13 anos e conquistou seus primeiros pontos no ranking mundial recentemente.
Na chave masculino, o favorito é João Lago, campeão do J200 de La Paz, na Bolívia, e Enzo Vargas é o segundo favorito. Livas Damázio é outro nome a ficar de olho já que disputou Wimbledon, na categoria 14 anos, e foi vice-campeão mundial pelo Brasil nesta temporada em Prostejov (República Tcheca).
Leia também:
– João Fonseca quebra marca de quase 20 anos do tênis sul-americano
– Rybakina se despede de 2024 com triunfo sobre Sabalenka no WTA Finals
– Tsitsipas critica formato dos Masters 1000… e Wawrinka rebate
O torneio, que está entre os três maiores juvenis do país, vai contar a presença de cerca de 280 atletas que estarão representando seis países – além do Brasil, teremos Argentina, Eslováquia, Estados Unidos, Itália e Luxemburgo. A categoria mundial até 18 anos terá a pontuação J100 e vai ser disputada entre 9 e 17 de dezembro enquanto o qualificatório acontece entre os dia 9 e 10 – com a chave principal iniciando na segunda-feira (11).
As categorias 16 e 14 anos distribuem pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat enquanto as de 12 anos e Tennis Kids, vão distribuir pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, vão ser jogadas entre os dias 13 e 17.
Além do título de João Fonseca em 2021 quando tinha apenas 15 anos, Thiago Wild também conquistou o torneio, por sua vez em 2017 ao superar Sebastian Baez na decisão. Outro nome importante a faturar o torneio foi Gustavo Kuerten na categoria 16 anos em 1993 contra Duda Catharino, atual diretor do evento. O evento também revelou nomes como Fernando Meligeni, Marcelo Melo, Teliana Pereira e muito mais.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Brasil