Finalista júnior de Wimbledon testa positivo em controles antidoping

Finalista júnior de Wimbledon testa positivo em controles antidoping

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 9, 2024

Nikola Bartunkova, jovem tenista tcheca de 18 anos, uma das mais talentosas de sua geração, foi suspensa provisoriamente depois de ser pega nas malhas do doping. A vice-campeã júnior de Wimbledon em 2023, e atual número 282 do mundo, testou positivo para trimetazidina em dois controles antidoping realizados este ano.

A primeira vez que testou positivo para a referida substância foi durante um ITF W50 na Eslováquia, em fevereiro, antes de repetir o teste positivo em um ITF W75 na Eslovênia, em março. O medicamento pode ser utilizado para tratar uma doença cardiovascular e até poderia haver uma autorização para uso terapêutico, mas Bartunkova nunca fez qualquer solicitação.

Leia também:

– Thiago Wild se impõe e atropela francês rumo à segunda rodada em Roma
– Bia Haddad busca virada e supera estreia no WTA 1000 de Roma
– Nadal mostra experiência e começa com vitória em seu retorno a Roma

Assim, Bartunkova fica impedida de disputar qualquer torneio ou sequer estar em locais de competição até que a Agência Internacional para a Integridade no Tênis chegue a uma decisão em relação a este caso.

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt