Thiago Monteiro recebe último wildcard para a chave principal do Rio Open

Thiago Monteiro recebe último wildcard para a chave principal do Rio Open

Por Bruno da Silva - fevereiro 14, 2024
monteiro thiem rio open
FotoJump/Rio Open

O Rio Open anunciou que o último convite para a chave principal de simples da edição 2024 é de Thiago Monteiro. O número 2 do Brasil disputará a sua oitava chave principal do torneio.

Felipe Meligeni e Matheus Pucinelli foram confirmados no qualifying também via wildcard. Nas duplas, Marcelo Demoliner e Felipe Meligeni receberam o último convite da chave principal. Mais um convite será anunciado posteriormente para o qualifying de duplas.

“Rio Open marcou minha carreira”

No torneio em que o cearense começou a sua grande caminhada na elite do tênis, Thiago Monteiro retorna para o seu nono Rio Open e a oitava chave principal no ATP 500, recebendo o último convite da chave principal de simples. O brasileiro, um dos grandes favoritos da torcida, marcou a sua história no torneio ao vencer o francês Jo-Wilfried Tsonga, na época número 9 do mundo, na primeira rodada. Ex-número 61 do mundo e atual 118º, Thiago é dono de nove títulos em Challengers e vem de uma grande campanha ao representar a equipe brasileira na Copa Davis, conseguindo duas vitórias e garantindo o time no grupo mundial da competição pela primeira vez em nove anos.

O Rio Open marcou minha carreira. É sempre a semana mais especial do ano: o maior torneio da América do Sul e em casa. As melhores lembranças que tenho numa quadra de tênis são no Rio Open, com a energia da galera e jogos memoráveis. Só tenho a agradecer a organização do evento por essa oportunidade, a de fazer parte do Rio Open mais uma vez. Estou muito feliz e agora é aproveitar da melhor forma“, disse Thiago.

Leia também:

Alcaraz revela a única vez que levou 6-0 e 6-0 na vida: “Foi aquele cabr…”
Raducanu criticada por perder dois dias depois de estar em um evento de luxo
Sinner: “Rejeitei muitos convites após o Australian Open, o foco era treinar”

Além de Thiago, os brasileiros João Fonseca e Gustavo Heide (campeão da Maria Esther Bueno Cup) são os outros wildcards para a chave principal. O Brasil ainda terá Thiago Wild, garantido via ranking, na chave.

Oportunidades

Felipe Meligeni, número 151 do mundo, tem vaga garantida no qualifying e vem de boas campanhas no último ano, como a segunda rodada no US Open saindo do qualifying e a semifinal no Challenger de Guayaquil, sendo o atual número 3 do Brasil. Aos 22 anos e vindo de semifinal no Challenger de Piracicaba, Pucinelli substitui a vaga de Gilbert Klier, vice-campeão da Maria Esther Bueno Cup, que precisou desistir da competição após sofrer uma lesão no pé.

Já na chave principal de duplas, Marcelo Demoliner e Felipe Meligeni vêm juntos para a disputa do maior torneio de saibro das Américas. Demoliner, número 77 do mundo, tem cinco títulos de ATP e é o atual campeão pan-americano. Felipe já chegou ao posto de 75º nas duplas e tem dois títulos de ATP, ambos ao lado de Rafael Matos, no seu hall de conquistas.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.