Austrália brilha rumo às quartas da United Cup, classifica China e deixa EUA em apuros

Austrália brilha rumo às quartas da United Cup, classifica China e deixa EUA em apuros

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 1, 2024

Os atuais campeões da United Cup estão em risco de dizerem adeus à competição na fase de grupos! Os Estados Unidos até podiam perder para a Austrália, como aconteceu, mas precisavam de ter vencido mais um set para carimbarem o passaporte rumo às quartas de final. Assim, foi a seleção da casa quem deixou o público empolgado com um dia memorável.

Tudo começou com Alex de Minaur (12º) iniciando o ano de 2024 com uma grande exibição para passar por Taylor Fritz (10º), com as parciais 6-4 e 6-2. Jessica Pegula (5ª) ficou sob pressão, mas esteve à altura dos acontecimentos e bateu Ajla Tomljanovic (292ª), por 7-6(6) e 6-3. Assim, ‘só’ era preciso ganhar mais um set para garantir o lugar nas quartas.

A questão é que Matthew Ebden Storm Hunter apresentaram nível altíssimo e despacharam Pegula e Rajeev Ram, com as parciais 6-3 e 6-1, em pouco mais de uma hora, apurando a Austrália para as quartas de final, tal como a China, que está classificada, seja como vencedora do Grupo E ou como melhor segundo classificado de Perth.

Leia também:

 

Ora, os Estados Unidos só podem seguir em frente precisamente como melhor segundo classificado de Perth, pelo que precisam que a China fique em primeiro no seu grupo enquanto já sabem que são melhores do que a Espanha. Para que os campeões sigam na competição, é preciso que uma de duas coisas aconteça no embate Sérvia-República Tcheca: ou os tchecos vencem por 3-0 perdendo três sets ou vencem por 2-1, sendo que a Sérvia não poderá ficar melhor do que 7-7 em sets (está 4-3 neste momento).

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt