Okutoyi derruba barreiras aos 19 anos e gera expectativa no Quênia

Okutoyi derruba barreiras aos 19 anos e gera expectativa no Quênia

Por Pedro Gonçalo Pinto - dezembro 24, 2023
okutoyi
Joe Mburu/Tennis Kenya

Angella Okutoyi tem 19 anos e é número 943 do ranking WTA, isto depois de ter chegado a ser 49ª de juniores. Nesta semana, a jovem tenista queniana quebrou várias barreiras e mostrou que pode sonhar alto, empolgando o seu país.

Okutoyi já brilhou quando venceu o torneio júnior de Wimbledon em duplas em 2022 e garantiu uma bolsa de estudos na universidade de Auburn, nos Estados Unidos, onde vai evoluindo na NCAA. Por enquanto, a queniana ainda não vai abraçar a carreira profissional inteiramente, mas viveu algo bem especial.

Atuando em casa, no ITF de 25 mil dólares de Nairóbi, ela conquistou os títulos de simples e duplas, isto depois de já ter vencido também um torneio de 15 mil dólares em Monastir. Ela foi a primeira tenista do país a vencer a dobradinha de títulos em nível ITF W25 na história. A queniana mantém-se em um ranking modesto, mas alimenta a expectativa sobre o que poderá vir no futuro.

Leia também:

Alcaraz inaugura quadra com o seu nome em Alicante, e Sinner registra o momento
Petkovic acredita que Djokovic “não tem o respeito que merece”
Halep sobre punição por doping: “Acredito na justiça e não vou me render”

Agora, Okutoyi volta para o tênis universitário, onde continuará a representar Auburn.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt