Sabalenka critica performance byes: "Você tem que merecer, não entendo e não concordo"

Sabalenka critica performance byes: “Você tem que merecer, não entendo e não concordo”

Por Nuno Chaves - outubro 1, 2023

Aryna Sabalenka estreou no WTA 1000 de Pequim com vitória tranquila sobre Sofia Kenin, naquela que foi a sua estreia como número 1 do ranking mundial. Mesmo sendo a cabeça de chave 1, ela não recebeu um bye, já que as folgas foram destinadas às semifinalistas de Tóquio, o chamado performance bye.

Sem surpresas, Sabalenka foi questionada sobre esta situação e se mostrou contrária à decisão. Curiosamente, em 2018, quando era a 16ª do ranking da WTA, a belarussa foi contemplada com este privilégio em Pequim, na semana seguinte ao seu título no WTA 1000 de Wuhan. Ela, porém, não concorda neste caso por conta de Tóquio ter sido um torneio menor (WTA 500) do que Pequim.

POLÉMICA DOS BYES

Sabia porque enviaram um e-mail, todos sabiam da performance bye, mas não entendi. Pensei que eram como um extra. Não entendo isso. As jogadoras que têm byes por ter jogado semifinais de um torneio inferior, recebem um bye em um torneio 1000, não entendo. Você tem que merecer esses byes. Tens que fazer pela consistência do teu jogo, não só por jogar bem em um torneio. Por isso não entendo e não estou de acordo. Estou feliz pelas jogadoras que conseguiram, mas creio que não é aceitável. Espero que não volte a acontecer mais à frente. Seria compreensível se fosse de Guadalajara para aqui, mas não de torneios WTA 500 para WTA 1000.

ESTREIA COMO NÚMERO 1

Não é diferente. Como disse antes, é fantástico para alcançar este objetivo, mas não é algo em que realmente esteja a pensar. Sei que vou jogar o meu tênis e se jogar o melhor que conseguir e lutar por isso, vou ficar aí. Sinto que não tenho que me concentrar no ranking. Não há pressão extra. Nada mudou. Era número 2 e agora sou a número 1, não é uma grande diferença.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.