Djokovic explica como consegue competir há tantos anos a um nível tão alto

Djokovic explica como consegue competir há tantos anos a um nível tão alto

Por Nuno Chaves - julho 8, 2023

Novak Djokovic qualificou-se para os oitavos de final de Wimbledon após vencer Stan Wawrinka e a corrida contra o tempo, já que tinha apenas 2h20 minutos para terminar o seu encontro, caso contrário, teria de ser concluído este sábado.

O sérvio passou com distinção este desafio e confirmou (uma vez mais) o seu estatuto de principal candidato a levantar o troféu no All England Club.

Djokovic despacha Wawrinka e supera contrarrelógio em Wimbledon

VITÓRIA FRENTE A WAWRINKA E LUTA CONTRA O TEMPO

Desfrutei durante os dois primeiros sets, depois disso ficou um pouco dramático. Creio que baixei um pouco o nível e ele subiu. Podia sentir que o tempo corria. Ambos sabíamos ao entrar em court que o máximo que podíamos jogar eram três sets. Se tínhamos que ganhar, um de nós tinha de o fazer em três sets. Estou feliz por ter sido eu.

ELOGIOS A STAN

É um múltiplo campeão de Grand Slam, alguém que já esteve neste tipo de ocasiões muitas vezes. Ganhou-me duas finais de Grand Slam, por isso, tem muita experiência a jogar nestas circunstâncias. Sabia que ele não se ia render após o segundo set. Foi mudar de roupa e regressou um jogador diferente. Tivemos um bom confronto e creio que foi justo terminar o encontro no tie-break.

FATORES PARA PROLONGAR A SUA LONGEVIDADE

É difícil para mim emagrecer mais do que já estou ou estava há alguns anos. Passei por fases em que estava muito magro. Tive que lutar contra alguns problemas no meu estômago. Agora sinto-me genial e creio que tenho um ótimo peso. Isso é algo superficial, há muitos fatores importantes que além do peso corporal. Precisas de combinar com a dinâmica, força e flexibilidade.

O ténis é um desporto bastante completo nesse sentido, requer que um jogador tenha realmente um grande equilíbrio entre todos estes rasgos físicos. Por outro lado, todos somos diferentes e temos diferentes corpos. Sempre trabalhei muito a minha flexibilidade, desde jovem que me ensinaram que era muito importante porque me ia dar longevidade. Isso ajuda-me a prolongar a minha carreira e a continuar a competir ao mais alto nível, ajuda-me a prevenir qualquer lesão.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.