Thiago Monteiro perde partida de três horas na estreia em Munique e vai deixar top 90

Thiago Monteiro perde partida de três horas na estreia em Munique e vai deixar top 90

Por Bruno da Silva - abril 17, 2023
monteiro rio open ao vivo
Bruno Alencastro/Bola Amarela

De virada, Thiago Monteiro (89º da ATP) caiu na estreia do ATP 250 de Munique para o wildcard Yannick Hanfmann (112º) nesta segunda-feira (17). O dono da casa anotou 6-7(3), 7-6(5) e 6-2, em 2h59, e derrotou o brasileiro pela terceira vez em quatro confrontos. Com a derrota, Monteiro vai deixar o top 90 do ranking mundial na próxima atualização. O número 1 do Brasil perdeu pela sexta vez em nove torneios no ano na rodada inaugural em chaves principais.

O primeiro set foi bastante equilibrado, com Hanfmann tendo mais break points (três a dois), mas com cada um convertendo um deles. O alemão saiu na frente no quinto game e permitiu a reação logo na sequência, com a parcial sendo decidida no tie-break. Aí, Monteiro foi bem mais consistente, não perdeu nenhum ponto no saque e contou com alguns erros incomuns do dono da casa, anotando 7-6(3), em 1h06.

Na segunda parcial, Monteiro não teve nenhuma chance no serviço de Hanfmann, que venceu 89% dos pontos no primeiro saque. O brasileiro, porém, se manteve firme, salvando dois break points no sexto game e escapando de outros dois 30-30 no seu serviço para forçar novo tie-break.

Desta vez, o game de desempate foi de mais altos e baixos. Hanfmann, porém, abriu mini-breaks de vantagem e contou com o primeiro serviço quando precisou para anotar 7-6(5), em 1h08, igualando o placar.

No retorno do terceiro set, após certa indefinição por causa de uma garoa em Munique, Monteiro não manteve o nível. O brasileiro, com muito mais erros no forehand, sofreu duas quebras em sequência e viu Hanfmann abrir 4-0. Neste meio-tempo, ainda recebeu um atendimento para cobrir bolhas na mão.

Mantendo um altíssimo aproveitamento no saque, Hanfmann administrou a vantagem e fechou o jogo anotando 6-2, em 44 minutos.

Nas oitavas de final, Hanfmann encara o atual campeão Holger Rune, cabeça de chave 1 do torneio, que vem de final em Monte Carlo.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.