Em busca do Sunshine Double, Alcaraz persegue marcas inéditas

Em busca do Sunshine Double, Alcaraz persegue marcas inéditas

Por Pedro Gonçalo Pinto - março 29, 2023
alcaraz miami
Mauricio Paiz/Universal Tennis/Miami Open

Carlos Alcaraz não para de ganhar e já está nas quartas de final do Masters 1000 de Miami, onde procura defender o título conquistado na temporada passada para se manter no primeiro lugar do ranking mundial. Mas o jovem espanhol pode alcançar feitos ainda mais impressionantes do que esse, uma vez que persegue o Sunshine Double, que consiste em conquistar os torneios de Indian Wells e Miami de forma consecutiva.

Alcaraz pode tornar-se apenas na 12ª pessoa a juntar os dois troféus, depois de Jim Courier, Michael Chang, Pete Sampras, Steffi Graf (duas vezes), Marcelo Ríos, Andre Agassi, Kim Clijsters, Roger Federer (três), Novak Djokovic (quatro), Victoria Azarenka Iga Swiatek.

Leia também:

– Alcaraz: “Quero ser o mais parecido possível com o Big Three”
– Andreescu cai, se lesiona e deixa quadra em cadeira de rodas em Miami
– O diálogo entre Rublev e Alcaraz que se tornou viral nas redes

Além disso, Carlitos pode ser o primeiro de sempre a fazer o Sunshine Double antes de celebrar o 20º aniversário. O mais novo até agora foi Chang, com 20 anos e mês, seguido de Courier (20 anos e 7 meses), Swiatek (20 anos e 10 meses), Clijsters (21 anos e 9 meses) e Ríos (22 anos e 3 meses).

No entanto, os recordes não ficam por aqui. Alcaraz ainda não cedeu um único set nesta sequência, que começou em Miami e vai ser testada por Taylor Fritz nas quartas de final. Nunca ninguém conseguiu vencer o Sunshine Double sem perder um único set: os únicos que se aproximaram foram Graf (1994 e 1996) e Djokovic (2016), com apenas um parcial perdido.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt