This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Relembre o título de Rafael Nadal na primeira edição do Rio Open
Em 2014, o Rio Open não só contou com sua primeira edição sendo disputada em terra batida, mas também com uma presença pra lá de especial – Rafael Nadal, o rei do saibro.
O espanhol se fez valer do apelido ao conquistar o título do torneio carioca ao vencer Alexandr Dolgopolov anotando 6-3 e 7-6(3). Aquele foi seu 62º troféu da carreira.
Este não foi o primeiro título de Rafa no Brasil já que foi campeão na Costa do Sauípe em 2005 e em São Paulo em 2013. Assim, ele alcançou 14 vitórias consecutivas em solo brasileiro.
Vindo de título em Doha e vice campeonato no Australian Open, Nadal somava, após conquistar o Rio Open, 16 vitórias na temporada em 17 jogos disputados.
A campanha, com drama nas semis
Para levar o troféu, passou por Daniel Gimeno-Traver, Albert Montañés, João Sousa e Pablo Andújar antes de encarar Dolgopolov na final. A única partida em que perdeu set foi contra o compatriota Andújar na semifinal. Neste jogo, ele não só precisou reverter um placar contrário, mas só liquidou no tie-break do terceiro set, com 12-10 e salvando dois match points.
Quando o momento não parecia conseguir ser mais especial, quem entregou o troféu ao Nadal foi Gustavo Kuerten.
Leia também:
– Confira a programação completa e atrações do Rio Open 2023
– [EXCLUSIVO] Diretor do Rio Open analisa wildcards da edição 2023
– Lista de tenistas inscritos para o Rio Open tem Alcaraz como grande destaque
– Espaço exclusivo do Rio Open conta com gastronomia, design brasileiro e arte
O acolhimento dos fãs
Sobre a conquista, Rafa se demonstrou muito contente e valorizou muito o torneio dizendo ser um lugar muito especial. “O Brasil tem sido um país especial pra mim, todas as vezes que estive aqui as pessoas me trataram muito bem. O que sempre me marcou aqui foi a experiência única de jogar com quadra lotada. O público latino-americano é muito especial, muito próximo e carinhoso”, comentou o espanhol após a decisão.
Presença em outras edições do torneio
No ano seguinte, buscando defender os pontos do título, Rafa caiu na semifinal do torneio para Fabio Fognini – que viria a ser derrotado por David Ferrer na sequência. Foi em 2016 que Nadal disputou o Rio Open pela última vez e caiu pelo segundo ano consecutivo na semifinal do torneio – desta vez para Pablo Cuevas, eventual campeão.
- Categorias:
- Jogadores
- Rafael Nadal
- Rio Open 2023