Surreal! Alcaraz salva match points em batalha de 3h39 e vai jogar final de Barcelona... hoje!

Surreal! Alcaraz salva match points em batalha de 3h39 e vai jogar final de Barcelona… hoje!

Por Pedro Gonçalo Pinto - abril 24, 2022

De cortar a respiração! Carlos Alcaraz venceu um dos encontros à melhor de três sets mais longos de sempre e operou um autêntico milagre para garantir um lugar na final do ATP 500 de Barcelona. Foram 3h39 de intensa batalha — que teve quatro jogos disputados no sábado — com Alex de Minaur, com dois match points salvos pelo caminho, sendo que tem de recuperar fisicamente porque a final… é já hoje, neste domingo!

O jovem de 18 anos, que assim garante a subida ao 9.º lugar da hierarquia mundial masculina, resistiu de forma hercúlea com os parciais 6-7(4), 7-6(4) e 6-4, num encontro duríssimo e no qual as emoções estiveram sempre à flor da pele. De Minaur surpreendeu ao levar Alcaraz ao absoluto limite, mas o espanhol descobriu uma forma de resistir.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/TennisTV/status/1518206147584577536

Para a história do encontro fica um primeiro set sem breaks, mas no qual o australiano, 25.º ATP, teve dois set points no serviço de Alcaraz mesmo antes do tie-break. Não os aproveitou, mas foi mais forte no desempate. Já a segunda partida trouxe (muito) drama. Demon resistiu aos ataques de Alcaraz e quebrou para fazer o 5-4 e servir para fechar o encontro. Seguiram-se mais dois breaks e De Minaur teve outra vez o serviço na mão para selar o encontro. Desta feita chegou ao 40-15… e Alcaraz operou dois milagres, antes de vencer no tie-break.

O terceiro parcial chegou carregado de drama novamente, com Alcaraz a fazer o break num muito longo primeiro jogo. O espanhol abriu para 3-1, mas Alcaraz encontrou forças para restabelecer a igualdade. Mas a força de Alcaraz voltou a falar mais alto para quebrar a 4-4 e, finalmente, selar o destino. Assim, prepara-se para disputar a terceira final em 2022 — quarta na carreira — depois dos títulos no Rio de Janeiro e em Miami.

Certo é que precisa de operar mais um milagre, tendo em conta que volta ao court ainda este domingo — a final está marcada para as 16h30 — diante de um Pablo Carreño Busta bem mais descansado. O compatriota bateu Diego Schwartzman por 6-3 e 6-4, ficando com bastante mais tempo para descansar.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt