Já conhece Jenson Brooksby? Viciado em ganhar está no top 50 de 2021

Já conhece Jenson Brooksby? Viciado em ganhar está no top 50 de 2021

Por Bola Amarela - abril 26, 2021
brooskby

Abram alas a Jenson Brooksby. Quem? Falamos de um jovem tenista norte-americano, de 20 anos, que começou a temporada fora do top 300 e certamente fora do radar. Trata-se de um rapaz que se celebrizou por, vindo do nada, bater Tomas Berdych na primeira ronda do US Open em 2019, mas parece que agora chegou para ficar. É que Brooksby já subiu ao 166.º posto do ranking ATP à custa de três títulos Challenger e ainda uma final, só em 2021.

O mais recente troféu foi conquistado esta semana em Tallahasse, em terra batida, já depois de ter vencido em piso rápido nos torneios de Potchefstroom e Orlando. E diga-se que logo aí fez uma dose de história, visto que ninguém conquistava Challengers em superfícies diferentes em semanas consecutivas desde Florian Mayer… em 2016.

Por outro lado, é preciso recuar a 2010 para encontrar um melhor arranque no circuito Challenger, uma vez que Jenson Brooksby está com um impressionante registo de 19-2 neste circuito. É o pontapé de saída mais bem sucedido desde um tal Kei Nishikori, sendo que Brooksby está a fazer uma época de tal maneira forte que se encontra no 44.º lugar da corrida às ATP Finals. Onde é que vai parar?

Se contabilizarmos os encontros em todos os diferentes níveis, Brooskby tem 24 vitórias e 4 derrotas, sendo que uma delas é com… Gastão Elias. Aconteceu nas meias-finais do ITF M25 de Villena, em que o português venceu facilmente por 6-0 e 6-2.