Como a psicologia desportiva revolucionou a vida de Stefanos Tsitsipas

Como a psicologia desportiva revolucionou a vida de Stefanos Tsitsipas

Por Nuno Chaves - abril 21, 2021
epa09143364 Stefanos Tsitsipas of Greece celebrates after beating Andrey Rublev of Russia in the final of the Monte-Carlo Rolex Masters tournament in Roquebrune Cap Martin, France, 18 April 2021. EPA/SEBASTIEN NOGIER

Costas Pergantis. É um nome desconhecido no mundo do ténis, no entanto, é um dos grandes responsáveis pelo atual momento de forma de Stefanos Tsitsipas.

Mas afinal quem é este senhor? É nada mais, nada menos que um psicólogo desportivo. Pergantis trabalha com o número cinco mundial e o grande objetivo desta parceria é trabalhar a mente, um dos aspetos mais importantes do ténis e do desporto em geral.

O psicólogo explicou a sua ligação com Stef. “Sou uma espécie de treinador mental e espiritual, alguém que o ajuda a tirar todo o seu potencial desportivo, mas também a encontrar o equilíbrio emocional. Estamos habituados a exercitar muito o físico mas muitos continuam sem perceber que a mente é algo que precisa de ser treinada. Começámos a trabalhar com mais regularidade depois da derrota dele em Miami, um jogo que devia ter ganho ao Hurkacz”, contou.

“Quando voltou de Miami comecei a trabalhar com ele, em cada noite falávamos e ele abria o seu coração nas sessões. É um rapaz espetacular, muita energia, diria que é um vulcão em erupção, por isso, precisa de controlar toda essa força. Ensinei-lhe truques de respiração para encontrar a calma e canalizar toda essa força”.

E o que é certo é que para já este trabalho já resultou no título em Monte Carlo e numa entrada arrasadora em Barcelona. “Estou orgulhoso por ver que o meu trabalho está a funcionar e ele reconhece. Quando trabalhas com alguém que quer tanto evoluir, tudo é mais fácil. Um bom diretor é bom graças aos atores e o Stefanos merecia um Óscar. Tem tudo para triunfar, se encontrar a energia entre o equilíbrio e potencial é imparável. Só precisa que as peças se encaixem”, concluiu numa entrevista à  sdna.gr.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.