Australian Open 2021 em abril? Calendário de ténis é uma incógnita total

Australian Open 2021 em abril? Calendário de ténis é uma incógnita total

Por José Morgado - novembro 21, 2020
ordemdejogos

Numa altura em que estamos a menos de dois meses do arranque ainda previsto para o Australian Open 2021 (o quadro principal a 18 de janeiro), aumentam as dúvidas sobre a viabilidade da prova nas datas originais. A federação australiana começou por garantir que os jogadores poderiam viajar para o país a meio de dezembro, cumprir 15 dias de quarentena e competir em ambiente controlado no início de janeiro — com todos os torneios em Melbourne — mas uma nova diretiva do Governo proibiu qualquer tipo de entrada de jogadores em 2020, forçado a organização a repensar datas e até a cancelar oficialmente já esta sexta-feira o torneio de juniores.

Em relação aos seniores, as dúvidas mantêm-se. Este sábado, uma série de meios de comunicação social australianos apontaram no sentido de o evento ser adiado para “março ou abril”, o que condicionaria por completo o calendário de ténis — em março há Indian Wells e Miami e em abril Monte Carlo, Barcelona e o Millennium Estoril Open, por exemplo –, mas a Tennis Australia viu-se obrigada a desmentir essa informação. “É pura especulação. Não está nada decidido. Continuamos a trabalhar com o governo australiano no sentido de oferecer a todos os envolvidos informações precisas o mais rapidamente possível. Neste momento ainda não temos essas informações.”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt