Nadal rejeitou wild card para Roland Garros em 2002 para não faltar aos exames de 9.º ano

Nadal rejeitou wild card para Roland Garros em 2002 para não faltar aos exames de 9.º ano

Por José Morgado - maio 24, 2020
nadal

Rafael Nadal é hoje em dia a figura mais relevante da história de Roland Garros, com nada mais, nada menos do que 12 títulos em singulares masculinos, mas aquilo que muita gente não sabe — e que foi recordado esta semana pelo ‘Mister Only Tenis’ — é que o espanhol recusou um convite para se estrear com apenas 15 anos no torneio de juniores.

Um dos melhores tenistas do Mundo em sub-14 e sub-16, Rafa teve um wild card da organização para jogar o quadro principal de juniores da edição de 2002, mas recusou-o… para não faltar aos exames nacionais do terceiro ciclo de escolaridade (9.º ano). Prodígio desde muito jovem, Nadal acabou por chegar às meias-finais de Wimbledon um mês depois e não voltaria a jogar qualquer evento de sub-18 depois desse.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/OnlyRogerCanFly/status/1264230598924816386

Nadal acabaria por se estrear em Roland Garros, a qualquer nível, em 2005, com 18 anos, ano em que, como se sabe, acabou por vencer o primeiro dos seus 12 títulos de singulares.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt