Goffin ultrapassa Dimitrov e empata Bulgária-Bélgica da ATP Cup

Goffin ultrapassa Dimitrov e empata Bulgária-Bélgica da ATP Cup

Por Tiago Ferraz - janeiro 7, 2020
david-goffin
Belgium’s David Goffin reacts after winning a point against France’s Lucas Pouille during the Davis Cup World Group singles rubber final tennis match between France and Belgium at The Pierre Mauroy Stadium in Lille on November 24, 2017. / AFP PHOTO / PHILIPPE HUGUEN (Photo credit should read PHILIPPE HUGUEN/AFP/Getty Images)

 A Bélgica empatou, esta terça-feira, o duelo com a Bulgária referente à terceira jornada do grupo C.

No primeiro encontro do dia, aconteceu uma das surpresas da prova com uma vitória arrasadora do búlgaro e número 417 ATP Dimitar Kuzmanov sobre Steve Darcis, 200.º da hierarquia mundial, o que adiantou a Bulgária no duelo (1-0).

No segundo encontro, o belga David Goffin e o búlgaro Grigor Dimitrov mediram forças que teve um primeiro set muito equilibrado devido à falta de regularidade na pancada de serviço por parte de ambos os tenistas.

A Bulgária até começou melhor com um break conseguido no segundo jogo (2-0) e serviu para o 3-0 de seguida. Ainda assim, a Bélgica reagiu, fez o break por duas vezes consecutivas, nos quinto e sétimo jogos (3-4) e colocou tudo igual no seu serviço (4-4).

O momento decisivo do parcial apareceu, no décimo jogo, quando, a servir para se manter no set, Goffin vacilou e “ofereceu” a vantagem à Bulgária que saiu na frente por 6-4.

Na segunda partida, David Goffin entrou decidido a dar a volta ao texto, fez dois breaks consecutivos, nos primeiro e terceiro jogos, e chegou ao 3-0.

Ainda assim, Dimitrov nunca desistiu e conseguiu aproximar-se um pouco uma vez que conseguiu devolver um dos breaks (3-1), mas voltou a estar mal no serviço e Goffin fez o 4-1 para ficar mais perto de levar o encontro a um terceiro set.

Até final do set, o belga não cedeu, venceu o segundo set por 6-2 e forçou um parcial decisivo.

Nessa fase, Goffin começou melhor, fez o break no terceiro jogo (2-1), e serviu para o 3-1 no quarto jogo para ficar mais perto de levar o encontro a um encontro decisivo na variante de pares para definir o vencedor do duelo.

Até final, o tenista belga esteve afirmativo na pancada de serviço , não enfrentou pontos de break e, com novo desequilíbrio no sétimo jogo (5-2), serviu para dar a vitória no encontro à Bélgica (6-2).

Com este triunfo, o Bélgica-Bulgária ficou empatado (1-1) e vai decidir-se nos pares. Se a Bulgária vencer está nos ‘quartos’. Se não, a Grã Bretanha está no ‘top 8’. Muita emoção garantida!

Jornalista de formação, apaixonado por literatura, viagens e desporto sem resistir ao jogo e universo dos courts. Iniciou a sua carreira profissional na agência Lusa com uma profícua passagem pela A BolaTV, tendo finalmente alcançado a cadeira que o realiza e entusiasma como redator no Bola Amarela desde abril de 2019. Os sonhos começam quando se agarram as oportunidades.