This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Saiba tudo sobre a Laver Cup 2019
Arranca já esta sexta-feira, 20 de Setembro, a terceira edição da Laver Cup. O torneio tem a duração de três dias e decorre em Genebra, na Suíça.
O que é a Laver Cup?
A Laver Cup foi criada em 2017 e consiste num torneio de cariz amigável, estruturado por Roger Federer em homenagem ao célebre Rod Laver, o único tenista da história a vencer os quatro Grand Slams em duas temporadas.
O torneio é constituído por duas equipas de seis jogadores: Equipa da Europa e a Equipa do Mundo, cada uma delas coordenada por um capitão.
Björn Borg é o capitão da equipa da Europa. O ex-tenista sueco é considerado como um dos melhores de sempre. Venceu 11 Grand Slams e possui recordes mundiais que não foram batidos até hoje. Do lado do ‘mundo’ está John McEnroe. O norte-americano venceu 7 Grand Slams e tem um total de 155 títulos em toda a sua carreira. Ambos os capitães são conhecidos por uma eterna rivalidade, o que indubitavelmente torna este evento ainda mais cativante e intenso.
Ambas as equipas são constituídas por alguns dos melhores jogadores da atualidade.
A equipa da Europa conta com: Rafael Nadal, Roger Federer, Dominic Thiem, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Fabio Fognini e, como substituto, Roberto Bautista Agut.
A equipa do mundo é formada por: John Isner, Milos Raonic, Nick Kyrgios, Denis Shapovalov, Jack Sock, Taylor Fritz e Jordan Thompson como alternate.
Tanto na edição de 2017 como na de 2018, a equipa da Europa sagrou-se campeã. Em 2019, a equipa do Mundo vai certamente ‘dar luta’ e tentar vencer pela primeira vez a competição.
Quanto ao sistema de pontuação e regras, todos os encontros (singulares e pares) são disputados no formato padrão, à melhor de três sets. Na sexta-feira cada vitória vale um ponto para a equipa, no sábado dois pontos e três no domingo. A equipa que atingir 13 pontos vence o torneio. Caso as equipas estejam empatadas com 12 pontos é disputado um jogo de pares, no último dia, que será decisivo.
Programa
Tanto no primeiro como no segundo dia são disputados jogos em duas sessões:
- Sexta-feira (sessão diurna): 2 jogos de singulares;
- Sexta-feira (sessão noturna): 1 jogo de singulares e 1 de pares;
- Sábado (sessão diurna): 2 jogos de singulares;
- Sábado (sessão noturna): 1 jogo de singulares e 1 de pares;
- Domingo: 1 jogo de pares e 3 de singulares.
Os encontros são determinados, por sorteio, antes do primeiro jogo de cada dia.
Onde ver?
Pode acompanhar os jogos através do Live Center do Bola Amarela, com pontuação e estatísticas atualizadas ao segundo.
Os jogos desta edição vão ser transmitidos em direto no canal Eurosport, não só na televisão mas também em todas as multi-plataformas disponíveis.
- Categorias:
- Laver Cup
- Laver Cup 2019