Soderling, o primeiro homem a bater Nadal em Roland Garros: «Só um jogador pode fazê-lo este ano»

Soderling, o primeiro homem a bater Nadal em Roland Garros: «Só um jogador pode fazê-lo este ano»

Por José Morgado - maio 26, 2019

Robin Soderling, sueco que em 2009 chocou o Mundo para se tornar no primeiro tenista da história a bater Rafael Nadal em Roland Garros, acredita que apenas um homem pode eliminar o espanhol em Paris este ano: Novak Djokovic, o outro jogador que em 15 anos conseguiu bater Nadal na terra batida do torneio francês.

“O Novak já derrotou o Rafa Nadal inúmeras vezes em terra batida. Já o fez em Paris. É o único que pode voltar a fazê-lo. E, ao contrário de todos os outros, o Djokovic consegue bater o Nadal em terra batida sem necessitar de arriscar em demasia e ir para o winner em cada ponto. Pode fazê-lo mantendo-se consistente na linha de fundo, jogando longas trocas de bola”, confessou em entrevista ao ‘Express’.

Soderling lembra que Djokovic tem capacidades que mais nenhum outro possui. “Ele pode manter-se no fundo do court com o Rafa e ganhar-lhe uma batalha física. Mais ninguém pode fazer isso, mas ele sim. E depois, se jogar como fez em Melbourne, pode perfeitamente ganhar-lhe também em terra batida. Não vejo por que não…”

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt