André Lopes: «Foi uma das decisões mais duras da minha vida» - Bola Amarela Brasil

André Lopes: «Foi uma das decisões mais duras da minha vida»

Por admin - dezembro 19, 2015
SONY DSC

A Federação Portuguesa de Ténis anunciou hoje a entrada de Neuza Silva na equipa da Fed Cup como a nova capitã. A antiga jogadora nacional assume assim o lugar que era até então de André Lopes, que foi obrigado a fazer escolhas profissionais devido à carga de trabalhos que tem tido ultimamente no Qatar, onde é coordenador das seleções nacionais de sub-16 e sub-18 há cerca de dois meses.

André Lopes escolheu não comunicar os últimos acontecimentos pois “não sabia o que iria dar”, mas a verdade é que, apesar de ter rumado ao Qatar “um pouco à experiência”, essa experiência “tem corrido muito bem” e a federação qatari quer o antigo capitão a tempo inteiro, razão pela qual o tempo disponível tem sido cada vez menos.

“A decisão foi minha“, disse André Lopes ao Bola Amarela, “e apesar de ser uma das mais duras da minha vida, tinha que ser feita por respeito à FPT, ao seu presidente e à própria equipa. Não poderia avisar uma semana antes [da competição na Fed Cup] que afinal não poderia estar presente, e sem essa garantia, a melhor decisão seria mesmo a de encontrarmos uma solução de futuro que desse as garantias necessárias”.

André Lopes acompanhou a comitiva portuguesa desde finais de 2013 e diz ter sido “uma honra” representar Portugal além-fronteiras.

“Tinha a esperança de poder manter a ligação, mas após algumas reuniões com os meus superiores, percebi que seria difícil ter a disponibilidade para viajar, tanto agora para este estágio como em Fevereiro para a eliminatória da Fed Cup”, acrescentou o antigo treinador de Rui Machado.

Quanto a um possível regresso do Qatar e até para desempenhar funções na Federação Portuguesa de Ténis, André Lopes diz que espera voltar, mas não sabe quando é que isso vai acontecer e refere que não gosta de pensar em cenários que não controla. “Vou aceitando os desafios que se me apresentam e vou tomando as minhas decisões. Continuo a fazer o meu trabalho com a mesma paixão de sempre, isso para mim é o mais importante”, concluiu.