This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
AMA sugere a banição de todos os atletas russos do Jogos Olímpicos. COI vai agir
Um relatório independente elaborado pelo professor canadiano Richard McLaren, divulgado esta segunda-feira, em Montreal, revela que o Governo russo dirigiu um programa de dopagem no desporto com apoio estatal, com participação ativa do ministro dos Desportos e dos serviços secretos, o que levou a AMA a sugerir que todos os atletas russos sejam excluídos de grandes competições internacionais, como os Jogos Olímpicos.
Por seu vez, o presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, advertiu, esta segunda-feira, que o organismo “não hesitará em adotar as sanções mais duras possíveis” contra a Rússia, na sequência do escândalo de doping denunciado pela Agência Mundial Antidopagem (AMA).
“As revelações feitas no relatório demonstram um ataque chocante e sem precedentes á integridade do desporto e do Jogos Olímpicos. Por isso, o COI não hesitará em adotar as sanções mais duras possíveis contra qualquer pessoa o organização envolvidas”, disse Bach, em comunicado.
O presidente do COI adiantou que o relatório da AMA será “cuidadosamente analisado” e que poderão, inclusive, ser tomadas “medidas provisórias e sanções” durante uma reunião de emergência por telefone em que os membros do organismo olímpico vão participar, na terça-feira.
No que toca ao ténis, Maria Sharapova é para já a única tenista suspensa, devido a um controlo positivo de meldonium durante o Australian Open. A russa recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto mas a decisão quanto ao recurso não será tomada antes de meados de setembro.
- Categorias:
- Não categorizado