Jovem de 15 anos utiliza o ténis (e Federer) para superar um cancro

Jovem de 15 anos utiliza o ténis (e Federer) para superar um cancro

Por admin - dezembro 5, 2016

Praticamente todas as semanas chegam histórias que continuam a provar que o desporto (e os seus protagonistas) podem mesmo ajudar a mudar – e muitas vezes a salvar – vidas. Jakob Mueller, jovem de apenas 15 anos que vive no estado norte-americano do Arkansas, apaixonou-se pela modalidade em 2012, quando viu Roger Federer ganhar o seu 17.º título do Grand Slam em Wimbledon, diante de Andy Murray.

Desde esse dia, Mueller tornou-se num grande fã do suíço, mas não imaginaria que essa paixão seria tão importante para a sua vida, tal como nos conta o site ‘Tennis.com’. O pequeno Jakob, que aos 10 anos começou a ter aulas de ténis para tentar perseguir o sonho de ser pelo menos parecido com o seu ídolo, descobriu dois anos depois que tinha um linfoma de Hodgkin, um cancro no sistema linfático que afetou também, por exemplo, a tenista russa Alisa Kleybanova.

“Pensava que ia morrer, mas os meus pais disseram-me sempre que tinha cura e por isso mantive a esperança”, confessa o jovem, que se refugiou no ténis e… em Federer. “Ele passava horas no quarto a ver encontros antigos no YouTube. Todos do Roger. O ténis é um desporto de autodisciplina e concentração e isso também são qualidades necessárias para se ultrapassar uma doença como a dele”, admite o pai.

O momento mais marcante da recuperação de Jakob aconteceu no US Open 2015, quando uma iniciativa da fundação Make A Wish o levou até ao suíço… em carne e osso. “Teve 20 minutos connosco e impressionou-me a forma como respondeu a todas as minhas perguntas. Viu-se mesmo que gostou de estar ali connosco. O ténis ajudou a salvar-me a vida, não tenho dúvidas disso”