Mundial em Cadeira de Rodas: Portugal derrota Estónia e luta pelo 9.º lugar frente à Croácia - Bola Amarela Brasil

Mundial em Cadeira de Rodas: Portugal derrota Estónia e luta pelo 9.º lugar frente à Croácia

Por admin - março 25, 2017
Foto: Ângelo Leite

A seleção nacional masculina de cadeira de rodas obteve nesta sexta-feira a sua segunda vitória consecutiva na Fase de Qualificação Europeia do Campeonato do Mundo de Equipas de Ténis em Cadeira de Rodas, que termina este sábado na Vilamoura Tennis Academy, sob a coorganização da Premier Sports e da Federação Portuguesa de Ténis (FPT).

Portugal derrotou a Estónia por 2-0 e irá defrontar hoje, a partir das 10h00, a Croácia para definir os 9º e 10º lugares desta Qualificação Europeia do Mundial.

O título masculino será decidido hoje entre as duas seleções nacionais mais fortes, as duas primeiras cabeças de série: Polónia e Áustria. A final também começa às 10h00 e a nação vencedora apura-se para a Fase Final do Mundial, em Itália. Nas meias-finais de hoje, a Polónia arrasou a Grécia por 2-0 (os capitães prescindiram do encontro de pares), enquanto a Áustria bateu a Hungria por 2-1.

Carlos Leitão, recordista de sete títulos de campeão nacional, superiorizou-se ao estoniano Mait Matas por 6-3 e 6-2, para depois João Sanona desfeitear Viljar Villiste por 6-3 e 6-2.

A Estónia tinha tido o cuidado de estudar todos os três encontros de Portugal na vitória de ontem de 2-1 sobre a Irlanda, mas o capitão estoniano, Alar Milk, foi claramente surpreendido por o selecionador nacional, Joaquim Nunes, ter mudado hoje de manhã de opinião, retirando a titularidade de singulares ao n.º1 e bicampeão nacional, Jean Paul Melo, para apostar em João Sanona, que tão boa conta de si dera no par vitorioso da véspera ao lado de Carlos Leitão.

«O que tentei fazer – e resultou, pois teve efeito – foi dar uma oportunidade ao João Sanona. É um jogador que é tática e tecnicamente evoluído mas, às vezes, em situação de pressão não consegue concretizar as suas capacidades. Neste caso, já tínhamos assegurado o singular do Carlos Leitão e colocámos o João Sanona para tentar fechar o encontro, gerir melhor as emoções, fazer melhor aquilo que sabe fazer», explicou o selecionador nacional, Joaquim Nunes.

Hoje, no último dia de prova, já não será possível a Portugal igualar o 7º lugar do ano passado, a melhor classificação de sempre em qualificações europeias para o Mundial. No entanto, a seleção está na luta por um honroso 9º lugar no confronto com a Croácia, que hoje vergou a Lituânia por 3-0.