Há 16 anos, Nadal desperdiçou 13 match points no primeiro encontro Future da carreira

Há 16 anos, Nadal desperdiçou 13 match points no primeiro encontro Future da carreira

Por admin - setembro 12, 2017

Campeão pela terceira vez no US Open e atual número um mundial, Rafael Nadal sempre foi muito precoce no que diz respeito à sua carreira enquanto tenista, tal como atesta o facto de ter ganho um Grand Slam ainda como teenager. Mas, mais do que isso, o espanhol começou a jogar muito cedo eventos das categorias Futures e Challenger, deixando rapidamente de parte os torneios juniores da ITF.

E foi precisamente num desses torneios Futures que, em setembro de 2001, poucos meses após ter completado 15 anos de idade, Nadal realizou o seu primeiro encontro como profissional. Estávamos no Spain F10 Futures de Madrid e o adversário era Guillhermo Platel-Varas que saiu vitorioso com um 2-6, 7-5 e 6-2, após salvar 13 (!) match points.

O maiorquino falhava, desta forma dramática, o seu primeiro ponto ATP que, contudo, não demoraria muito tempo a chegar. Seria logo na semana seguinte, no Challenger de Sevilha, onde se impôs a Israel Matos Gil comum duplo 6-4. Esta vitória motivaria, aliás, declarações muito elogiosas do derrotado, aquando da mais recente chegada à liderança do ranking por parte de Nadal.