This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
WTA Finals. O que nos dizem o registo de confrontos diretos?
Faltam poucas horas para o arranque do torneio que, de entre as oito melhores jogadoras do ano no circuito profissional feminino, irá ditar quem é que se sobressai numa semana de duelos de luxo em Singapura. As WTA Finals tiveram os seus grupos definidos nesta sexta-feira e nós analisámos aquilo que o registo de confrontos diretos nos podem indicar. E há alguns dados algo inesperado.
Simona Halep e Garbiñe Muguruza, respetivamente primeira e segunda cabeças-de-série, sabiam de antemão que iriam ficar em grupos separados e com hipóteses de se defrontarem não antes das meias-finais. As bolas rolaram e ficou definido que a romena iria partilhar o Grupo Vermelho com Svitolina, Wozniacki e Garcia, enquanto que a espanhola teria pela frente, nos seus primeiros três duelos, Pliskova, Williams e Ostapenko no Grupo Branco.
Este parece ser, de facto, aquele que irá trazer encontros mais equilibrados e espetaculares ao longo dos primeiros dias, com a experiência de Venus Williams e a jovialidade de Jelena Ostapenko e fazerem frente ao serviço de Karolina Pliskova ou ao favoritismo teórico de Muguruza. Isto é o que nos contam os números do registo de confrontos diretos (encontros sobre o piso rápido entre paréntesis):
Pontos a destacar
- Garbiñe Muguruza soma dez derrotas em onze encontros sobre o piso rápido frente às restantes jogadoras do seu grupo. Nunca venceu Venus Williams nesta superfície, embora o último encontro tenha sido em 2015, e perdeu com Jelena Ostapenko recentemente em Wuhan.
- Karolina Pliskova é, unicamente segundo os dados estatísticos, a jogadora com maiores chances de vencer o Grupo Branco.
- Jelena Ostapenko e Venus Williams são as duas únicas jogadoras que nunca se defrontaram sobre o piso rápido. A norte-americana venceu o único duelo entre ambas, nos quartos-de-final de Wimbledon – embora o court de Singapura seja bem lento.
Já do lado do Grupo Vermelho, o equilíbrio é mais notório. Elina Svitolina tem um balanço positivo no total de encontros frente a todas as jogadoras do grupo, sendo a única, ao passo que Caroline Garcia é teoricamente o elo mais fraco. Estes são os registos:
Pontos a destacar
- Simona Halep, número um mundial, tem um registo positivo apenas contra uma das jogadoras do seu grupo.
- Caroline Wozniacki é a única jogadora com um registo positivo contra a maioria das jogadoras do seu grupo, mas tem Elina Svitolina como alguém que lhe vai criar muitas dificuldades.
- Caroline Garcia demonstrou várias dificuldades frente a Wozniacki, Svitolina e Halep em encontros sobre o piso rápido.
- Categorias:
- WTA Finals