This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
‘Hawk Eye’. Wimbledon. Novak Djokovic vs Rafa Nadal
Vocês pediram, nós ouvimos! Esta coluna é para aqueles que gostam de por a “moedinha” ou querem ter mais adrenalina a ver um jogo de ténis. De janeiro a novembro, iremos publicar sugestões de apostas a realizar em jogos de ténis, acompanhadas de breves análises. Joguem apenas se forem maiores de idade, com responsabilidade, dado que o vosso capital está em risco e podem perdê-lo.
O Afonso escreve ocasionalmente no Bola Amarela há mais de um ano, fez a sua primeira aposta na mítica final de Wimbledon de 2008 entre Roger Federer e Rafael Nadal e é o fundador do site Betmarkets.io. Em 2017, terminou no top50 da fantasy de ténis, que contou com cerca de 25.000 participantes.
(15h PT, 12h BR) Wimbledon, Meias Finais – Novak Djokovic vs Rafael Nadal
O duelo que todos querem ver. A rivalidade que mais vezes esteve frente a frente num court de ténis, e que não podia estar mais equilibrada – Novak Djokovic venceu 26 vezes, Rafael Nadal venceu 25. E por incrível que pareça, em relva, apenas jogaram entre si em duas ocasiões (houve uma terceira, que terminou com a lesão e desistência do tenista sérvio no decorrer do encontro).
Tal como na rivalidade com Roger Federer, o resultado dos duelos mais exigentes que envolvem Rafael Nadal apresentam uma correlação positiva com o piso do court em que jogam. Numa rivalidade em que o marcador está em 25-26 (Rafael Nadal vs Novak Djokovic), se apenas forem considerados os encontros jogados em terra batida, Rafael Nadal lidera por 15-7. Por outro lado, nas últimas 7 ocasiões em que se encontraram fora da terra batida, Novak Djokovic levou sempre a melhor (registando uma vantagem de 12-2 nos últimos 14 encontros).
Tendo em conta que vão jogar sobre a relva, onde Novak Djokovic tem 94 vitórias para 21 derrotas (Rafael Nadal conta com 69 vitórias para 20 derrotas), pode atribuir-se, por si só, um ligeiro favoritismo ao tenista sérvio. Ainda assim, há mais 3 fatores chave para este encontro: a (super) forma de Rafael Nadal, a garra (finalmente!) de Novak Djokovic, e o encaixe do jogo do sérvio no jogo do espanhol.
Rafael Nadal está a apresentar um nível em Wimbledon que já não se via há mais de 5 anos. É verdade que teve umas primeiras 4 rondas acessíveis (nenhum desses oponentes se enquadra com o shotmaker que Rafael Nadal não gosta de enfrentar em relva), mas a forma como não deu hipóteses (nem para ganharem um set) a qualquer um destes adversários foi soberba. Juan Martin del Potro, que teria todas as armas para vencer o espanhol, não foi capaz de sobreviver à intensidade que Rafael Nadal consegue impor, do primeiro ao último minuto, durante 5 horas.
Novak Djokovic, ainda longe do seu estado “invencível” (o nível que apresentou em 2011 foi surreal), está a melhorar consideravelmente torneio após torneio, jogo após jogo – Rafael Nadal confirmou-o ontem! Já teve 3 rondas mais difíceis do que os resultados fazem parecer (Kyle Edmund, Karen Khachanov e Kei Nishikori poderiam ter surpreendido o sérvio), mas mesmo com o público a manifestar-se excessivamente, Novak Djokovic foi capaz de mostrar de que é feito um campeão.
Deixando de parte a forma de cada um, a combinação entre o piso em que jogam (relva) e o encaixe dos jogos de cada um atira o favoritismo para Novak Djokovic. O sérvio terá de lidar com os seus problemas (de sempre) a nível de concentração, que muitas vezes o fazem sair do encontro e perder um set rapidamente (veja-se o 2º set frente a Kei Nishikori), já que Rafael Nadal, de início a fim, estará à procura e aproveitará qualquer baixa de intensidade no jogo de Novak Djokovic. Ainda assim, a competitividade que o sérvio tem demonstrado ao longo de todo o torneio faz crer que está consciente deste seu ponto em desfavor, e que estará pronto para os seus altos e baixos. Por outras palavras, Novak Djokovic estará pronto para a batalha, e quando assim é… teremos várias horas para estar colados à televisão!
Sugestão de Aposta: Novak Djokovic para vencer
- Categorias:
- Não categorizado