ATP NextGen Finals: as câmeras substituem os juízes de linha

ATP NextGen Finals: as câmeras substituem os juízes de linha

Por José Morgado - novembro 7, 2018
MILAN, ITALY – NOVEMBER 06: Hawkeye Live is seen during Day One of the Next Gen ATP Finals at Fiera Milano Rho on November 6, 2018 in Milan, Italy. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

As ATP NextGen Finals são o único torneio do Mundo… sem juízes de linha. O court que recebe a prova, na Fiera Milano, é totalmente controlado por um sistema de olho de falcão que funciona de forma instantânea: as câmeras assinalam a marca e, caso se justifique, emitem um som para informar que a bola foi fora. O som é da voz de um juiz de linha, previamente gravado.

Quando as chamadas são duvidosas, o próprio sistema liberta a repetição para o estádio, de forma a que jogadores, árbitro, espectadores e telespectadores possam ver aquilo que aconteceu, sem que sejam geradas dúvidas ou grande ruído.

Este ano há uma segunda novidade na arbitragem em Milão: um sistema de vídeo-árbitro, que permite aos jogadores apelarem para as imagens em casos duvidosos, como duplo toque no chão ou situações de faltas na rede…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com