Federer: «Talvez em jogue melhor quando estou encostado à parede»

Federer: «Talvez em jogue melhor quando estou encostado à parede»

Por José Morgado - novembro 15, 2018

Roger Federer garantiu esta quinta-feira um lugar nas meias-finais das ATP World Tour Finals de Londres, ao vencer o seu grupo na O2 Arena, e no final do encontro admitiu que se tem sentido cada vez melhor em court, depois de uma entrada totalmente em falso diante de Kei Nishikori, na primeira jornada.

“‘Estou muito feliz. O primeiro encontro foi difícil contra Kei. Encostado à parede talvez seja mais fácil para mim jogar melhor. Estou feliz que tudo funcionou no final das contas. Joguei a muito bom nível hoje e estou muito entusiasmado para o que aí vem”, confessou o suíço de 37 anos em entrevista em court com a ex-tenista e comentadora Anabel Croft.

O helvético, terceiro do ranking, admitiu que o formato de Round Robin torna tudo muito diferente em termos mentais. “É diferente jogar sabendo que até podemos perder e seguir em frente na mesma. Habitualmente não é assim. Estamos habituados a perder e ir para casa, mas aqui tive uma segunda chance”.

Federer perdeu o seu primeiro encontro na fase de grupos das ATP Finals pela quarta vez em 16 participações. Em 2007, há 11 anos, perdeu o seu primeiro encontro e foi campeão na mesma, façanha rara mas que vai tentar repetir no próximo fim-de-semana.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com