Jovem sem ranking surpreende e passa qualificação do ATP de Sófia

Jovem sem ranking surpreende e passa qualificação do ATP de Sófia

Por José Morgado - fevereiro 4, 2019

Alexandar Lazarov, jovem búlgaro de 21 anos que ficou sem qualquer ranking ATP depois da reforma levada a cabo pela Federação Internacional de Ténis (ITF) no início deste ano, causou sensação esta segunda-feira em Sófia, no único torneio ATP do seu país, para se qualificar de forma surpreendente para o quadro principal da competição que conta com alguns dos melhores jogadores do Mundo, como Stefanos Tsitsipas, Karen Khachanov ou Daniil Medvedev.

Depois de alcançar uma primeira grande vitória no domingo, diante do eslovaco Lukas Lacko (127.º ATP), esta segunda-feira foi a vez de derrotar o veterano italiano Luca Vanni (154.º, de 33 anos), por 7-6(6), 3-6 e 7-5, num encontro de contornos dramáticos, em que chegou mesmoa  salvar dois match points na reta final do terceiro set.

“Nunca pensei que fosse possível. É o quarto ano seguido que jogo este torneio, nunca tinha vencido qualquer encontro e no ano passado, depois de perder aqui de forma expressiva, pensei em desistir do ténis. É muito emocionante”, admitiu Lazarov, mais habituado a competir de forma quase exclusiva em torneios Futures, que a partir deste ano (os de 15 mil dólares) nem dão pontos ATP.

Num torneio sem Grigor Dimitrov, Lazarov junta-se no quadro a outros dois búlgaros — o igualmente muito jovem Adrian Andreev, 17 anos e número três mundial de juniores e o mais velho Dimitar Kuzmanov. Lazarov defrontará Fernando Verdasco na primeira ronda do quadro principal.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/AnnaK_4ever/status/1092437375257624576

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com