Quando é que Federer se vai retirar? Nem o próprio sabe

Quando é que Federer se vai retirar? Nem o próprio sabe

Por José Morgado - fevereiro 20, 2019

É uma das grandes questões dos últimos largos anos no ténis mundial: afinal de contas, quando é que Roger Federer, para muitos o melhor tenista da história, vai pendurar as raquetas? Aparentemente, nem o suíço de 37 anos (faz 38 em agosto) tem resposta. A confissão é feita pelo seu empresário e parceiro de todas as horas, Tony Godsick, numa entrevista ao ‘ Tages Anzeiger‘.

“O Roger vai continuar a jogar enquanto se sinta bem e saudável e, claro, a Mirka e os miúdos gostem de ter esta vida. Esse é o ponto principal. O que ele faz atualmente, com quatro filhos e uma vida agitada como ele tem… é incrível. Não sei como ele consegue continuar a jogar ao nível a que joga. É preciso muito amor à modalidade. Ganhar 20 Grand Slams é único no ténis masculino, mas fazer tudo o que ele faz dentro e fora do court ainda torna o Roger mais especial. Ele tem uma forte componente filantrópica e de preocupação com os outros”, assegura Godsick.

O empresário norte-americano é sócio de Federer na Laver Cup mas recusa dizer o dinheiro que a prova tem gerado. “É confidencial mas posso dizer que no primeiro ano tivemos prejuízo. No segundo fomos rentáveis e esperamos voltar a sê-lo em 2019, em Genebra”, assumiu na entrevista.

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt