Portugal-África do Sul, 2-0: Francisca Jorge ARRASA e Portugal evita descida (para já)

Portugal-África do Sul, 2-0: Francisca Jorge ARRASA e Portugal evita descida (para já)

Por José Morgado - fevereiro 8, 2019
francisca-jorre

A seleção portuguesa da Fed Cup evitou esta sexta-feira a descida ao Grupo 3 da Zona Europa/África da prova, ao derrotar a África do Sul, na última jornada da Pool B, no Luxemburgo, em que a seleção portuguesa estava obrigada a vencer para não voltar para uma ‘divisão’ à qual não vai (e ainda bem) desde 2005.

Depois da primeira vitória da carreira de Ana Filipa Santos na Fed Cup, Francisca Jorge, número 648 WTA, confirmou o triunfo português com uma das melhores vitórias da sua carreira, ao arrasar por completo a sul-africana Chanel Simmons, 488.ª WTA, por 6-1 e 6-3, em menos de uma hora. A bicampeã nacional, natural de Guimarães, jogou a grande nível, disparando 9 ases em dois sets! O encontro de pares já servirá apenas para cumprir calendário.

Depois de sete anos seguidos no Grupo 1, entre 2012 e 2018, Portugal está a tentar pelo menos manter-se no Grupo 2 em 2019, apontando a outros objetivos no próximo ano…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt