Porquê renovar com Sharapova agora? O presidente da HEAD explica
Maria Sharapova revelou ao Mundo ter acusado positivo num controlo anti-doping durante o Australian Open, viu grande parte dos seus patrocinadores saltarem fora do barco até que… a HEAD, a sua marca de raquetas, decidiu optar pelo caminho oposto e renovar contrato com a russa, que é patrocinada pela marca desde 2011.
Johan Eliasch, presidente da HEAD, explicou em declarações à CNN a razão pela qual a HEAD mostrou imediata intenção de renovar contrato com a jogadora russa de 28 anos.
“Analisámos o caso com detalhe para chegarmos a uma decisão. Será que isto foi feito de forma intencional ou um erro? Para nós foi claro que todas as evidências apontam para um erro honesto de 25 dias. A substância banida tem o nome de meldonium e o nome da medicação que ela tomou é mildronat, são coisas diferentes”, declarou Eliasch na estação de televisão norte-americana.
O responsável da HEAD vai mais longe quando põe em causa que esta deva ser uma substância proibida. “Este medicamento não melhora o desempenho e se melhorar não é decerto com a dose pequena que ela tomava. A agência mundial de antidopagem tem de colocar um limite na dose de meldonium que é possível tomar e não banir simplesmente a substância. Ela toma-o há 10 anos, tem essa necessidade e não é justo para ela deixar de tomar de um momento para o outro. Toda a gente sabia que ela tomava isto e podiam ter-lhe avisado diretamente”.
Recorde-se que Andy Murray, também ele patrocinado pela HEAD, confessou não entender a decisão da marca em se apressar a anunciar a renovação do contrato com a antiga número um mundial.