2020, ano de (muitos) recordes para o Bola Amarela

2020, ano de (muitos) recordes para o Bola Amarela

Por José Morgado - janeiro 2, 2021

Entrámos em 2021 e despedimo-nos de um dos piores anos de que há memória. 2020 foi mau para o Mundo e para o desporto em geral, mas também para o ténis em particular. Dezenas de torneios cancelados, centenas de jogadores em dificuldades e ainda uma série de torneios sem espectadores (ou com muito poucos) nas bancadas e a entregarem muito menos dinheiro do que é habitual.

Sem surpresas, este foi também um ano (e temporada tenística) muito difícil para o Bola Amarela. No início de 2020, investimos na equipa, em novos conteúdos (como o podcast), desejando que o retorno da parte dos leitores fosse o melhor. Mas depois, de um momento para o outro, o ténis parou durante 5 meses e meio. Passámos a escrever sobre vírus, números de contágio e cancelamento de provas, com um ou outro tema diferente pelo meio. Não foi fácil e teve naturais consequências nos nossos números e também na nossa motivação diária.

As expectativas para o regresso da modalidade eram muitas. Tínhamos muita vontade de voltar a ver ténis e escrever sobre ténis, com a esperança de que aí em casa a receção fosse boa. E a verdade é que superou todas as expectativas. O Bola Amarela terminou o ano com mais de 16,4 milhões de pageviews, um novo recorde, e os meses de outubro (1.º) e setembro (2.º), marcados pelo US Open e Roland Garros, foram os melhores da história do site, com dezenas de dias acima das 100 mil views diárias, entre Portugal e Brasil.

Tudo isto apesar do cancelamento de Wimbledon, dos Jogos Olímpicos, de seis torneios Masters 1000 e dezenas de ATP 500 e ATP 250. No circuito feminino, o cenário foi ainda pior, com o cancelamento de toda a parte final da época, incluindo as WTA Finals.

MELHOR MÊS – Outubro — 3.611.000 views

MELHOR DIA – 12 de Outubro — 260 mil views

Em 2021, esperamos naturalmente mais e melhor. Já não vai começar como é habitual, com o adiamento do Australian Open para fevereiro, mas acreditamos que será menos afetado pela pandemia com a qual continuamos a lutar…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt