Wawrinka tira da frente Murray e encontra Federer
Stanislas Wawrinka preencheu a última vaga nas meias-finais do ATP World Tourt Finals ao derrotar Andy Murray no último encontro da fase de grupos, por 7-6(4) e 6-4. Com o segundo lugar do Grupo B assegurado, depois de duas vitórias e uma derrota, o suíço de 30 anos vai lutar por um lugar na final da prova que reúne os oito melhores da temporada com o seu compatriota e amigo Roger Federer.
Sem grandes cerimónias, Wawrinka foi mostrando-se agressivo assim que pisou a O2 Arena e os resultados não tardaram. Fez o break no oitavo jogo e ficou a servir para fechar o primeiro set, mas foi então que o escocês despertou. O escocês devolveu a quebra e esticou o encontro para o tie break, que chegou a liderar por 4-2, não tendo, no entanto, encontrado a consistência necessária para manter a vantagem.
O cenário repetiu-se no segundo parcial. O helvético teve novamente o serviço do seu lado para selar o set e o encontro, mas Murray voltou a fazer o contra-break. Tendo à sua disposição três pontos para fazer o 5-5, o número dois mundial voltou a mostrar-se tenso e cedeu no momento decisivo, à semelhança do que aconteceu no set inaugural.
Wawrinka vai, assim, defrontar o seu compatriota e amigo pela 21.ª vez na carreira (venceu apenas 3 embates), quarta esta temporada (perdeu dois duelos), naquela que será a sua terceira meia-final consecutiva na prova londrina.
Já Murray, que no próximo fim-de-semana disputa a final da Taça Davis, despede-se da O2 Arena sem passar, uma vez mais, das ‘meias’ e sem assegurar o posto de número dois do ranking até ao final do ano. Em caso de vitória, Federer garante a entrada em 2016 como segundo da tabela classificativa.
Novak Djokovic e Rafael Nadal protagonizam a restante meia-final.