Djokovic derrota Alcaraz e retorna às semifinais do Australian Open
Novak Djokovic, campeão de 24 títulos de Grand Slam — 10 dos quais em Melbourne Park —, voltou a mostrar nesta terça-feira (21) que é um sério candidato aos grandes títulos de 2025, mesmo a caminho dos 38 anos. O campeoníssimo tenista sérvio se classificou para as semifinais do Australian Open pela 12ª vez, ao derrotar nos quartos de final o espanhol Carlos Alcaraz, vencedor de quatro Majors aos 21 anos e em busca de completar o Grand Slam de carreira, por 4-6, 6-4, 6-3 e 6-4, em um duelo de 3h40, que terminou por volta da uma da manhã na Austrália.
Após começar o jogo com evidentes problemas físicos, Djokovic pediu assistência médica ao final do primeiro set e foi melhorando gradualmente ao longo da partida, acabando por fazer uma das suas melhores exibições dos últimos anos em torneios de Grand Slam — não vencia um top 10 em Majors desde a final do US Open de 2023. Alcaraz, provavelmente afetado pelas circunstâncias, esteve sempre longe do seu melhor e alternou pontos espetaculares com erros em demasia.
O sérvio conseguiu se manter firme na reta final do jogo — quando parecia que Alcaraz estava reagindo — para marcar um confronto com o alemão Alexander Zverev (2º ATP) nas semifinais de sexta-feira (24). Djokovic lidera o confronto direto por 8-4, e os dois não se enfrentam desde agosto de 2023.