Viana fica no coração e Portugal no Grupo I
Com o Clube de Ténis de Viana do Castelo como talismã, uma vez mais, João Sousa e Gastão Elias asseguraram este sábado a permanência de Portugal no Grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis, depois de no dia de ontem terem começado por construir o triunfo na eliminatória nos compromissos de singulares, diante da Eslovénia.
Os dois melhores jogadores nacionais derrotaram de forma autoritária o par composto por Tom Kocevar-Desman e Grega Zemlja, pelos parciais de 6-4, 6-4 e 6-4, em duas horas e nove minutos, colocando a seleção nacional a vencer por 3-0. Devidamente apoiados pelo efusivo público que preencheu quase por completo as bancadas do clube vianense, o par português entrou determinado no encontro e colocou-se em vantagem logo no terceiro jogo.
Ganho o set inaugural, João e Gastão mantiveram-se firmes, perante dois adversários que continuavam sem mostrar “pedalada” suficiente para a experiente dupla nacional, e chegaram à quebra no quinto jogo, salvando dois pontos de break no jogo de serviço seguinte. No derradeiro parcial, os portugueses meteram cedo o pé no acelerador, e, ainda que tenham sentido alguma resistência por parte dos eslovenos na fase final do duelo, não evitando a quebra no sexto jogo, não se intimidaram e ao terceiro match point confirmaram o triunfo.
Com três encontros disputado e três vitórias conquistadas, Portugal chega ao terceiro dia de eliminatória com a manutenção no Grupo I assegurada, independentemente do resultado dos dois singulares este domingo.