Tóquio. João Sousa nos 'quartos' de um ATP 500 pela SEGUNDA VEZ na carreira
Não foi da maneira mais desejada, mas João Sousa garantiu esta quarta-feira a qualificação para os quartos-de-final de um torneio ATP 500 pela segunda vez na carreira. O número um português, 34.º do ranking mundial, viu o japonês Kei Nishikori, primeiro cabeça-de-série e número cinco mundial, desistiu com uma lesão na anca, quando até vencia por 4-3, ao fim de 41 minutos.
Nishikori, um dos maiores ídolos do desporto japonês e melhor tenista de sempre do país, entrou no encontro ao seu melhor nível e chegou a comandar o primeiro set por 4-0, mas sentiu fortes dores na anca esquerda – uma lesão que costuma afetá-lo várias vezes ao longo do ano – e após um longo período de assistência em court, sem grandes resultados, foi sentido cada vez mais dores, que acabaram por precipitar a sua desistência.
Apesar de ser por desistência, este encontro fica para a história como sendo o segundo da carreira de João Sousa em que derrotou um jogador do top 10, depois de 20 derrotas consecutivas, desde os quartos-de-final de Kuala Lumpur 2013. O vimaranense só jogou os ‘quartos’ de um ATP 500 no Rio de Janeiro, em 2014, e acabou eliminado por Rafael Nadal.