Toni Nadal: «Os jogadores agora têm carreiras mais longas… porque não correm»
Atualmente vivemos numa era em que os ‘trintões’ se estão a afirmar cada vez mais no ténis. Exemplo disso, é o top 5 do ranking ATP, que é constituído única e exclusivamente por tenistas com 30 ou mais anos. Mas ainda há mais. Esta semana, a atualização da classificação mostrou-nos algo inédito: 21 dos 40 primeiros têm 30 ou anos e nenhum tem menos de 20 anos.
Numa entrevista ao site sérvio Novosti, Toni Nadal, treinador e tio de Rafa Nadal, considera que o grande motivo de os tenistas terem carreiras mais longas é devido ao facto… de já não precisarem de correr tanto. “As pessoas dizem-me que agora existe uma melhor preparação e que é possível, mas a verdade é que atualmente tu não precisas de correr para jogar ténis. Quando jogas rallies de 2-3 pancadas, não corres”, afirmou Toni, dando como exemplo a quarta ronda do Open da Austrália entre Roger Federer e Kei Nishikori.
“Vi um jogo no Australian Open entre o Federer e o Nishikori. No início o jogador japonês fez o Federer correr, mas depois o Roger não correu mais, começou a jogar mais depressa e venceu”, referiu justificando o seu fundamento. “Não é possível o adversário correr se o jogo é rápido. Depois há ainda a parte mental. É algo que acontece em todos os desportos. Quando o meu irmão Miguel Angel jogou futebol, aos 30 anos era um veterano… atualmente joga-se mais”, concluiu.