Toni Nadal: «Hoje em dia os jogadores já não pensam: é tudo ‘boom, boom, boom’!»
Toni Nadal, tio e ‘eterno’ treinador de Rafael Nadal, falou abertamente sobre a forma como a filosofia de jogo no ténis tem mudado ao longo do anos, especialmente quando comparado com os tempos em que começou a treinar o sobrinho.
“O ténis enquanto jogo de estratégia, tático, evaporou-se. Hoje em dia os jogadores não pensam, não encaram o ténis no aspeto estratégico e como filosofia. É tudo boom, boom, boom. Pegam na bola e batem com força”, disparou Toni Nadal em entrevista ao jornal francês ‘Le Monde’, antes de garantir que a terra batida tem sido atacada. “Os torneios de terra têm sido atacados pelo ATP por dar muita despesa. Porque é que o ATP nunca organizou as ATP Finals em terra? É ridículo!”.
Toni diz que os jogadores de hoje em dia não são totalmente focados na modalidade. “O que distingue Federer, Nadal e Djokovic dos outros é o facto de viverem para o ténis, respiram ténis. Hoje em dia não. Eles num dia jogam, no outro estão de férias. Vêem mais o ténis como um emprego e eu tenho outra forma de ver as coisas”.
O diretor da Rafa Nadal Academy não se arrepende de ter deixado de viajar com o sobrinho a partir deste ano. “Nada mesmo. Cheguei a um ponto em que senti que o Rafael já não precisava do meu trabalho então decidi parar. Dá-me o mesmo prazer ajudar os jovens da academia que me dava estar com o Nadal em Roland Garrous ou Wimbledon. E na academia sou mais útil”.