Tiafoe: «Quero que as crianças negras se inspirem em mim e joguem ténis»
O ténis é, hoje em dia, uma das modalidades mais globais a todos os níveis, mas Frances Tiafoe, de 22 anos, acredita que a sua história e o seu exemplo podem inspirar outros meninos negros que queiram jogar ténis. Numa altura em que os Estados Unidos voltam a viver debaixo de um terrível clima de tensão racial, o filho de imigrantes da Serra Leoa — que em nos anos 90 fugiram para os EUA por causa da guerra civil — alerta para aquilo que continua a ser um problema.
“Em nenhum momento eu escolhi ser tenista.Gosto de dizer que o ténis é que me escolheu.Lembro-me de quando fui à escola com meu irmão e, quando saímos, mal podíamos esperar o momento para segurar uma raqueta e bater umas bolas.Foram momentos divertidos, passamos muito tempo juntos”, contou durante o programa ‘Tennis United’.
Tiafoe, que tem uma relação especial com os fãs — ficou claro nas vezes em que jogou o Millennium Estoril Open, em que chegou a oferecer bilhetes a fãs para o seu camarote — revela qual o seu objetivo principal para a sua carreira. “Quero ser lembrado como aquele miúdo que tinha uma relação especial com os fãs. Quero que as crianças negras se inspirem em mim para jogar ténis”.