Thiago Monteiro perde e falha acesso aos ‘oitavos’ em Múrcia
O tenista brasileiro Thiago Monteiro perdeu, esta quarta-feira, com o italiano Raul Brancaccio, pelos parciais de 6-4, 4-6 e 6-7(1), e falhou o acesso aos oitavos de final do ‘challenger’ de Múrcia, em Espanha.
O tenista brasileiro, terceiro cabeça-de-série, entrou muito bem na primeira partida, aproveitou o primeiro ponto de ‘break’ do encontro para se colocar com uma vantagem de 2-0 e, no seu serviço, avançou para o 3-0.
No quarto jogo, Raul Brancaccio conseguiu, pela primeira vez, colocar o seu nome no marcador, reduziu a desvantagem (3-1), mas Thiago Monteiro, no seu serviço, fez o 4-1 para ficar a apenas dois jogos da vitória na partida inaugural.
Ainda assim, o tenista italiano melhorou a eficácia no seu serviço, fez o 4-2, teve ponto de ‘break’ para vencer o jogo de Thiago Monteiro, no sétimo jogo (4-3), e empatou a partida (4-4).
A servir para se manter no ‘set’, no décimo jogo, o Raul Brancaccio cedeu à pressão, voltou a perder o seu jogo de serviço, e Thiago Monteiro aproveitou para vencer a primeira partida (6-4).
No segundo parcial, o tenista brasileiro esteve mal no seu primeiro jogo de serviço, sofreu o ‘break’, mas reagiu muito bem e, logo no jogo seguinte, “devolveu” a quebra de serviço, para fazer o 1-1.
No quinto jogo Raul Brancaccio foi o protagonista de um novo desequilíbrio no marcador, fez o 3-2, e confirmou o ‘break’ do jogo anterior para fazer o 4-2.
A dois jogos de levar o encontro a uma terceira e decisiva partida, com um ‘break’ de vantagem, o tenista italiano fez o 5-3 e ficou a um jogo da vitória no ‘set’ para empatar o encontro.
O tenista brasileiro fez o que lhe competia, diminuiu a desvantagem para 5-4, no nono jogo, mas Raul Brancaccio serviu para vencer por 6-4 e levou o encontro a uma terceira partida.
O ‘set’ decisivo teve um início em tudo semelhante ao que aconteceu na segunda partida, uma vez que Thiago Monteiro voltou a perder o primeiro jogo de serviço, recuperou o ‘break’, logo no segundo jogo, e fez o empate (1-1).
No terceiro jogo Thiago Monteiro não conseguiu ‘fechar’ o jogo de serviço, pela segunda vez consecutiva, sendo que desta vez o italiano foi mais competente, confirmou o ‘break’, e avançou para o 3-1.
Nos jogos seguintes, ambos os jogadores conseguiram vencer os seus jogos de serviço, sem dificuldade (4-2), o que deixou Raul Brancaccio a dois jogos de selar a vitória no encontro.
No entanto, Thiago Monteiro teve uma reação fantástica, empatou o ‘set’ (4-4), com o ‘break’ no oitavo jogo, fez o 5-4 no seu serviço e ficou a um jogo do triunfo.
Com a pressão de ter que servir para evitar a derrota, Raul Brancaccio não cedeu e colocou tudo igual no ‘set’ decisivo, com o marcador a estar fixado no 5-5 ao décimo jogo.
Na fase final da terceira partida o equilíbrio foi evidente, não existiram mais ‘breaks’ (6-6), e o encontro foi decidido num ‘tie-break’ que “sorriu” a Brancaccio.
O tenista italiano venceu com um resultado expressivo de 7-1 e garantiu presença nos oitavos de final em Múrcia.
Raul Brancaccio vai disputar o acesso aos quartos de final do torneio espanhol com o sueco Mikael Ymer, 14.º cabeça-de-série.