Saiba tudo sobre a Laver Cup 2019
Arranca já esta sexta-feira, 20 de Setembro, a terceira edição da Laver Cup. O torneio tem a duração de três dias e decorre em Genebra, na Suíça.
O que é a Laver Cup?
A Laver Cup foi criada em 2017 e consiste num torneio de cariz amigável, estruturado por Roger Federer em homenagem ao célebre Rod Laver, o único tenista da história a vencer os quatro Grand Slams em duas temporadas.
O torneio é constituído por duas equipas de seis jogadores: Equipa da Europa e a Equipa do Mundo, cada uma delas coordenada por um capitão.
Björn Borg é o capitão da equipa da Europa. O ex-tenista sueco é considerado como um dos melhores de sempre. Venceu 11 Grand Slams e possui recordes mundiais que não foram batidos até hoje. Do lado do ‘mundo’ está John McEnroe. O norte-americano venceu 7 Grand Slams e tem um total de 155 títulos em toda a sua carreira. Ambos os capitães são conhecidos por uma eterna rivalidade, o que indubitavelmente torna este evento ainda mais cativante e intenso.
Ambas as equipas são constituídas por alguns dos melhores jogadores da atualidade.
A equipa da Europa conta com: Rafael Nadal, Roger Federer, Dominic Thiem, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Fabio Fogninie, como substituto, Roberto Bautista Agut.
A equipa do mundo é formada por: John Isner, Milos Raonic, Nick Kyrgios, Denis Shapovalov, Jack Sock, Taylor Fritze Jordan Thompson como alternate.
Tanto na edição de 2017 como na de 2018, a equipa da Europa sagrou-se campeã. Em 2019, a equipa do Mundo vai certamente ‘dar luta’ e tentar vencer pela primeira vez a competição.
Quanto ao sistema de pontuação e regras, todos os encontros (singulares e pares) são disputados no formato padrão, à melhor de três sets. Na sexta-feira cada vitória vale um ponto para a equipa, no sábado dois pontos e três no domingo. A equipa que atingir 13 pontos vence o torneio. Caso as equipas estejam empatadas com 12 pontos é disputado um jogo de pares, no último dia, que será decisivo.
Tanto no primeiro como no segundo dia são disputados jogos em duas sessões:
- Sexta-feira (sessão diurna): 2 jogos de singulares;
- Sexta-feira (sessão noturna): 1 jogo de singulares e 1 de pares;
- Sábado (sessão diurna): 2 jogos de singulares;
- Sábado (sessão noturna): 1 jogo de singulares e 1 de pares;
- Domingo: 1 jogo de pares e 3 de singulares.
Os encontros são determinados, por sorteio, antes do primeiro jogo de cada dia.
Onde ver?
Pode acompanhar os jogos através do Live Center do Bola Amarela, com pontuação e estatísticas atualizadas ao segundo.
Os jogos desta edição vão ser transmitidos em direto no canal Eurosport, não só na televisão mas também em todas as multi-plataformas disponíveis.