Rui Machado afastado na Finlândia
Rui Machado, que esta semana surge na posição 237.ª do ranking mundial ATP, não conseguiu confirmar o seu estatuto de nono cabeça-de-série e foi eliminado na ronda inaugural do Challenger finlandês de Tempere pelo estónio Vladimir Ivanov, 366 .ª da tabela classificativa, por 6-2, 4-6 e 2-6, ao fim de uma hora e 52 minutos de jogo.
Depois das fortes emoções vividas em Viana do Castelo ao serviço da Taça Davis, durante este fim-de-sema, onde defrontou o número um finlandês, Jarkko Nieminen, o algarvio de 31 anos entrou com a confiança em alta na terra batida nórdica, conquistando a primeira partida em 32 minutos, com recurso a três quebras de serviço.
No segundo set, o ex-número um nacional baixou a percentagem de primeiros serviços ganhos e o seu oponente não se fez de rogado, fazendo o break no sexto jogo. Com o embate a prolongar-se, Machado acabou por não consegui acompanhar o nível de jogo apresentado pelo seu oponente, que não deixou escapar a oportunidade de fechar o encontro ao primeiro match point.
O jogador de Faro, que não disputava qualquer encontro no circuito desde Wimbledon, devido a lesão no cotovelo, não tem agendado qualquer prova ainda, devendo proceder à inscrição dos próximos torneios ainda esta semana, conforme revelou ao Bola Amarela este fim-de-semana em Viana do Castelo.
O Challenger de Temepere fica, assim, sem qualquer representação portuguesa, já que Frederico Silva foi também esta terça-feira afastado.