Roger Federer x Tommy Haas: uma rivalidade desequilibrada que já dura há 18 anos
Dezoito anos depois, Roger Federer e Tommy Haas vão a caminho do 17.º encontro entre ambos. O jogador alemão disputou esta tarde a primeira ronda do ATP 250 de Estugarda e derrotou Paul-Hugues Herbert por 6-3, 4-6 e 7-5, confirmando a passagem à segunda ronda e um confronto com o seu amigo Roger Federer. A primeira vez que estes dois verdadeiros veteranos se defrontaram foi em 2000, nas meias-finais dos Jogos Olímpicos.
Roger Federer vai fazer o seu regresso ao circuito profissional depois de ter “saltado” toda a fase de torneios em terra-batida por questões físicas e de gestão de carreira. No sorteio do quadro principal, ficou estabelecido que o suíço, primeiro cabeça-de-série, poderia encontrar Tommy Haas na luta por um lugar nos quartos-de-final. E assim será.
O facto de Federer, de 35 anos, liderar o confronto direto por 13-3 não nos permite chamar a este duelo a continuação de uma rivalidade propriamente dita, mas a verdade é que não é todos os dias que o antigo número um mundial defronta um jogador mais velho, e que se profissionalizou dois anos mais cedo do que ele. Haas, com 39 anos, começou nestas andanças do ténis profissional em 1996, e desde então que venceu 15 títulos e arrecadou quase 13,5 milhões de dólares, longe dos 91 títulos e quase 104 milhões de Federer.
Se Haas venceu dois dos primeiros encontros entre ambos, a terceira e até agora última vitória para o atual diretor do torneio de Indian Wells só viria passados muitos anos, em 2012, naquela que foi curiosamente a única final disputada entre os dois jogadores, em Halle, também sobre a relva. Veremos quem leva a melhor no 17.º episódio.
Haas beat Federer on their first ever match, at the Olympics in 2000. Back to a time when Federer threw racquets to the court. pic.twitter.com/KHXEOkVrEP
— José Morais (@ZezeAM) June 13, 2017