Rep. Checa volta a reinar pela quarta vez em cinco anos
“POJD”. 2011, 2012, 2014 e 2015. A seleção da República Checa voltou a confirmar este domingo o seu domínio na Fed Cup, ao bater a Rússia por 3-2, em Praga, numa final de grande qualidade e emoção, para vencer pela quarta vez nos últimos cinco anos a competição de seleções femininas mais importante do ténis.
Maria Sharapova até começou o dia com uma vitória fantástica, diante da checa Petra Kvitova, por 4-6, 6-3 e 6-2, vingando a derrota sofrida recentemente nas meias-finais das WTA Finals, em Singapura, mas não teve a felicidade de, já fora do court, assistir ao sucesso das suas companheiras, que permitiram uma recuperação checa que a certa altura pareceu improvável.
Primeiro, Karolina Pliskova derrotou Anastasia Pavlyuchenkova por 6-3 e 6-4, num encontro em que disparou não menos do que 9 ases e 38 winners, e depois regressou ao court ao lado da Barbora Strycova, para bater num emocionante e improvável duelo de pares (Safarova e Makarova não se apresentaram em condições físicas de participar) Pavlyuchenkova e Elena Vesnina, por 4-6, 6-3 e 6-2.
No final, foi a festa esperada, com as mais de 10 mil pessoas presentes na maior Arena desportiva indoor da República Checa a vibrarem com o triunfo das jogadoras da casa, mas a reconhecerem o esforço das russas, em especial de Maria Sharapova, que venceu todos os quatro encontros que disputou na Fed Cup em 2015 mas não conseguiu arrecadar o título…