Razia: brasileiros perdem todos no qualifying do Rio Open e campeão desiste lesionado
Foi primeiro dia de Rio Open difícil não só para a organização, como para os tenistas da casa. Todos os quatro brasileiros que entraram em prova na fase de qualificação do ATP 500 brasileiro foram eliminados na ronda inaugural: João Menezes, Orlando Luz, Matheus Alves e Pedro Dias.
Menezes (176.º ATP) perdeu com o italiano Federico Gaio (125.º) de virada, por 6-7(5), 6-4 e 6-3; Luz (302.º) não resistiu ao mais cotado húngaro Attila Balazs (109.º) e perdeu por 6-3 e 6-3; Alves (626.º) não teve argumentos para o espanhol Pedro Martínez (142.º), que venceu por 6-3 e 6-2; e Dias (17 anos e sem ranking) cedeu diante do eslovaco Jozef Kovalik, por 6-3 e 6-1.
Entretanto, e depois das desistências de Matteo Berrettini e Diego Schwartzman, também o sérvio Laslo Djere, campeão de 2019, anunciou a sua desistência, devido a problemas musculares que sentiu em Buenos Aires. “Lesionei um músculo em Buenos Aires. Fiz de tudo para poder jogar o Rio Open, é o meu torneio favorito, traz-me muitas memórias e emoções do ano passado. Queria muito jogar, mas não conseguiria competir ao meu melhor nível. Espero melhorar e voltar no ano que vem.“