Presidente da FPT Vasco Costa é eliminado mas elogia Copa Ibérica
Paulo Travassos, terceiro pré-designado em +50 e 216º classificado do Mundo, foi o jogador português a abrir o Court Central da 37ª edição da Copa Iberica Spring Sports Festival e logo com uma vitória em parciais diretos, por 6-2 e 6-2. Diante do espanhol Jose Felix Baron, 359.º da tabela, o tenista nacional apurou-se para os quartos de final.
Luísa Gouveia, número 39 do ranking mundial em +50, também garantiu a vitória no seu encontro de estreia no torneio. A jogadora portuguesa, primeira cabeça de série do escalão, derrotou a britânica Lianne Tapson, 211ª colocada da hierarquia, por 6-2 e 6-4.
“Não me senti muito bem no encontro porque estive uma série de dias fora. Estive no México, com várias escalas e todo o stress dos voos intercontinentais. Não houve qualquer preparação em termos de ténis. Fiz umas corridas na Marginal antes de ir trabalhar, mas, com o ‘jet lag’ de seis horas, a preparação foi mesmo ridícula”, admitiu Luísa Gouveia.
Vasco Costa, presidente da Federação Portuguesa de Ténis, disputou igualmente o seu embate da primeira ronda do escalão de +45, saindo eliminado, por 6-0 e 6-0, pelo espanhol Andres Lendinez, contemplado com um convite para participar na prova que reúne alguns dos melhores tenistas veteranos do Mundo.
“Achei que era importante participar neste torneio. Primeiro porque é um torneio internacional de veteranos, de grau 2. Por outro lado, o João Lagos retomou a sua atividade como diretor deste torneio e, por isso, quis dar-lhe uma força, agradecendo por aquilo que fez pelo ténis português. Está muito bem organizado. Acho que vai correr bem”, disse Vasco Costa.
No lote de cabeças de série em ação no primeiro dia, destaque para o desaire do russo Konstantin Vostrikov, primeiro pré-designado e número 28 da hierarquia em +40, frente ao jogador português David Coelho, cedendo por 6-3, 4-6 e 6-2. Em +50 femininos, a espanhola Cristina Almirall-Garbayo surpreendeu a austríaca Heidrun Martinz, segunda cabeça de série, pelos parciais de 6-2 e 6-1.
O português Nuno Allegro, segundo favorito em +70, estreou-se a vencer, derrotando o alemão Ingo Hansmann, por 6-1 e 6-1, assim como Isaura Maria Forte Faria, segunda pré-designada em +35, que superou a romena Elena Stroui, por 6-4 e 6-4. João de Mello sucumbiu na ronda inaugural, no escalão de +50, ao suíço Hansi Dreifaldt, segundo cabeça de série, por 6-0 e 6-4.
Herbert Riederer, quarto favorito em +55, o francês Bertrand Hardy, terceiro cabeça de série em +60, Rui Claro, quarto pré-designado em +50, Martim Gillam, terceiro candidato ao título em +55, Marc Van Dalem, quarto favorito em +60, e Paul Abrahamse entraram todos a ganhar na Copa Iberica Spring Sports Festival.