Portugal garante permanência no Grupo I da Fed Cup para 2017
A seleção portuguesa da Fed Cup garantiu esta sexta-feira a manutenção no Grupo I da zona euro-africana. Com a vitória da Ucrânia sobre a Suécia esta sexta-feira, a comitiva lusa garante o segundo lugar da Pool A e tem a permanência confirmada no Grupo I, do qual já sabe que vai fazer parte em 2017 pelo sexto ano consecutivo.
Com esta confirmação, a seleção portuguesa, representada por Michelle Larcher de Brito, Maria João Koehler, Inês Murta e Bárbara Luz Medeiros, vai competir este sábado diante do segundo classificado do Grupo C (provavelmente Turquia ou Croácia) na luta pelo 5.º lugar da competição, que seria o igualar da melhor prestação de sempre da seleção portuguesa, alcançada em 2012.
Só uma pouco provável vitória da Suécia sobre a Ucrânia poderia ter empurrado Portugal para o play-off de descida de divisão. Em caso de primeiro lugar da Pool A, que as portuguesas não conseguiram alcançar devido à derrota diante da Ucrânia na primeira jornada, a equipa orientada pela estreante capitã Neuza Silva jogaria o play-off de subida ao Grupo Mundial II.
Na jornada desta sexta-feira, as ucranianas Kateryna Bondarenko e Lesia Tsurenko venceram os respetivos embates de singulares, fixando logo a vitória sobre as suecas. Bondarenko ultrapassou Susanne Celik, por 6-1 e 6-3, ao passo que Tsurenko superou Rebecca Peterson em três partidas, por 1-6, 6-2 e 6-0.
Pool A:
- Ucrânia
- Portugal
- Suécia